top of page

Quando devo procurar um psicólogo?

  • carolinaquistepsi
  • 11 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

Sempre que você quiser ou "precisar".

Primeiro preciso desmistificar a ideia de que só vão ao psicólogo pessoas loucas, ou problemáticas.

A psicoterapia é para todos. Qualquer um, mesmo que não apresente transtornos mentais, que precise de ajuda para enfrentar momentos difíceis ou que queira se conhecer melhor, pode procurar um psicólogo.


Todas as pessoas em algum momento da vida se deparam com conflitos, surgem problemas, então o termo "problemático", para quem faz psicoterapia é totalmente equivocado. Ter problemas não é o único fator de definição da demanda terapêutica. Existem momentos e situações vividas que exigem um pouco mais do sujeito e lidar com elas sozinho pode ser muito difícil, para isso a psicoterapia também pode auxiliar, são casos como por exemplo, término de relacionamentos, luto e várias outras situações pontuais.

O ritmo de vida hoje é acelerado, estereotipado e monitorado virtualmente. Os casos de transtornos ansiosos e depressão são os que mais crescem. Pessoas ansiosas ou depressivas tem dificuldade de viver no presente, se apegam muito a situações do passado ou sofrem por possibilidades do futuro, o psicoterapeuta tenta de todas as formas trazer o indivíduo para a realidade do momento presente, em que qualquer tentativa de fuga dessa realidade será frustrada por ele. Em demandas dessa origem, o psicólogo pode precisar atuar em conjunto com o psiquiatra.


A terapia proporciona autoconhecimento. Isso quer dizer que a pessoa que faz psicoterapia tem a oportunidade de entrar em contato consigo mesmo, compreender sua forma de se relacionar com o outro, suas interrupções de contato, seus ajustamentos criativos e com isso melhorar suas relações e a qualidade de vida num todo. Esta é uma boa razão para que mesmo que você não tenha nenhuma demanda evidente, se sinta a vontade para procurar um psicoterapeuta.


Se conhecer, é libertador.

Não tenha vergonha de pedir ajuda, você não precisa "dar conta" de tudo sozinho!



 
 
 

Comentários


©2021 - Por Carolina Almeida Quiste. 

bottom of page